Release

No ano de 2003, Rosa Melo coordenava um núcleo da Universidade Estadual do Piauí na cidade de Pio IX, onde podia promover junto com a comunidade universitária diversas atividades artístico-culturais. Sempre assim, em parceria com órgãos públicos e principalmente com a participação das escolas de ensino básico, Rosa aproveitou todas as brechas para fazer uso da fotografia como instrumento de prospecção e socialização de conhecimento sobre os seres da caatinga.

A exposição fotográfica “RETRATO E CANÇÃO” foi planejada dentro de um Seminário Municipal de Meio Ambiente, onde palestras, grupos de estudos, mostra de vídeos, exposições e música, versaram sobre concepções de convivência com o Semiárido.

O evento contou com a participação de técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e mestres da cultura popular, bem como gestores municipais e professores da rede estadual e municipal, além do público em geral.

A partir da mostra fotográfica foi lançado um concurso de desenho e redação e durante a semana do dia 26 a 30 de abril de 2003 Rosa coordenou na Rádio Local um programa com perspectivas da construção de novas visões de convivência com o semiárido.