Release

A professora/fotógrafa Rosa Melo coordenou o Departamento de Eventos e Projetos Culturais do município de Pio IX-PI no início dos anos 2000. Nessa função começou a compor um perfil das vocações culturais do município, e com o apoio das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Ação Social, realizou no ano de 2007 a I MOSTRA CULTURAL de Pio IX, onde foi possível através da fotografia apresentar à população local “O RETRATO DA CAATINGA”.

A exposição fotográfica “RETRATO DA CAATINGA” foi planejada associada a uma vasta programação, que incluiu palestras, apresentações de danças populares e oficinas variadas. Contando com um público de idades as mais variadas e principalmente prezando pela presença e participação ativa daqueles que representam a história viva de Pio IX.

O evento contou com a colaboração do Professor Cineas Santos, ativista cultural do Piauí, que atua em diversas áreas da educação, arte e cultura, e à época estava à frente como presidente da Fundação Municipal de Cultura de Teresina-PI e logo em seguida presidiu o Conselho Estadual de Cultura do Piauí.

Foi ressaltado na sua palestra, a importância de se levar em conta todos os elementos tradicionais da cultura regional e local, visando a construção de um cenário de desenvolvimento do potencial cultural de Pio IX, principalmente favorecendo a sustentabilidade dos próprios ‘fazedores’ de cultura.

Por ocasião do evento compareceu com o Professor Cineas a Caravana “A CARA ALEGRE DO PIAUÍ”, projeto que viaja sertão afora com profissionais voluntários de diversas áreas, levando arte e cultura aos lugares de difícil acesso.

O Professor de História da Universidade Federal do Piauí, Dr. Edwar de Alencar Castelo Branco intermediou as falas dos palestrantes, e enfatizou sobre a fotógrafa dizendo:

“Sei que cultura é tudo aquilo que nos sutura à realidade. E vi Rosilândia,

quase solitária, escolhendo a mais bela linha e a melhor agulha.

Rosilândia é a cara alegre de PIO IX. Síntese perfeita de nossa capacidade de pensar.

Nos faz capazes de nos alçar para além da imediatez do sorriso fácil e do afago falso”.

 

 

 



Todos os Direitos Reservados ©2016 Rosa da Caatinga - by Jaime Moreno