Release

A IIIª Exposição da fotógrafa Rosa Melo foi realizada na 5ª edição do SALIPI – Salão do Livro do Piauí – no período de 4 a 9 de junho de 2007.

O Salão do Livro do Piauí acontece desde 2003 atraindo grande público em torno de uma rica feira de livros, com atividades diversificadas. O SALIPI tornou-se palco de importantes nomes da literatura nacional e internacional, e mescla as palestras com interessantes bate-papos literários, música, cinema, exposições de fotografia e artes plásticas e muito mais.

Já participaram do Salão do Livro do Piauí escritores e gramáticos como: Alberto da Costa e Silva; Zuenir Ventura; Ariano Suassuna; Rubem Alves; José de Nicola; Moacyr Scliar; Inácio Loyola Brandão; Maitê Proença; Fernanda Young; Pasquale Cipro Neto e tantos outros.

Como curador, responsável pela concepção, montagem e supervisão da exposição fotográfica da Rosa, o Professor Cineas Santos, um dos idealizadores do SALIPI acrescentou na época:

“Essa Rosa da Caatinga, rara e bela, tem a capacidade de ver o que, aos olhos dos apressados e levianos, parece trivial e dispensável. A folha que cai, o pássaro que canta, o inseto que come, o menino que corre atrás do vento… As cenas da infância sertaneja, por exemplo, são de uma beleza sem par. Crianças que, ainda não contaminadas pelo espírito consumista, não associam brincar a bens industrializados. Crianças que simplesmente cavalgam cavalinhos de marmeleiros ou de carnaúba à caça de bois invisíveis aos olhos dos adultos. Soltar pipa, jogar pião, correr com o aro do pneu velho, andar à toa por carreiros perseguindo borboletas… Rosa valoriza as coisas pequenas, os gestos mais simples, o momento que só se eterniza graças à sua capacidade de dar perenidade à beleza efêmera do instante.”